OS DEUSES NÃO ESTÃO MORTOS ..................BY MS.ODÉDEMIM OS DEUSES NÃO ESTÃO MORTOS ..................BY MS.ODÉDEMIM

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Manco Capac e Mama Ocllo (a lenda do Lago Titicaca)

Nas terras a norte do Lago Titicaca, as pessoas viviam como animais selvagens. Eles não tinham nenhuma religião, não há justiça, não há cidades.Esses seres não sabia como cultivar a terra e viviam nus. Abrigar em cavernas e alimentavam de plantas, frutos silvestres e carne crua. Inti, o deus sol, decidiu que tinha que civilizar esses seres. Ele perguntou ao filho Ayar Manco e sua filha Mama Ocllo para descer à terra para construir um grande império.

 
Eles ensinam os homens as regras da vida civilizada e adorar seu deus criador, o sol. Mas, primeiro, Ayar Manco e Mama Ocllo deve estabelecer uma capital. Inti que lhes foi confiada uma vara de ouro, dizendo o seguinte:
 
- A partir do grande lago, onde você chegar, marcha para o norte. Toda vez que você parar para comer ou dormir você deve plantar este pessoal de ouro no solo. Onde ele afundar, sem esforço, você irá construir a Cuzco e vai levar o Império do sol.Na manhã seguinte, Ayar Manco e Mama Ocllo apareceu entre as águas do Lago Titicaca. A riqueza de suas roupas e brilho de suas jóias feitas a pessoas logo percebem que eles eram deuses. Assustado, o povo seguia em segredo.
 
Ayar Manco e Mama Ocllo começaram a marchar para o norte. Os dias foram passando sem a vara de ouro afundou no solo. Uma manhã, ao chegar em um lindo vale cercado por montanhas majestosas, a equipe de ouro afundou suavemente ao chão. O que havia para ser construído Cuzco, o "umbigo" do mundo, a capital do Império do Sol
 
Ayar Manco virou-se para os homens que os cercavam e começou a ensiná-los a fazenda, caçar, construir casas, etc ...Mama Ocllo virou-se para as mulheres e lhes ensinou a tecer a lã de lhamas para fazer a roupa. Também lhes ensinou a cozinhar e cuidar da casa ...
 
Assim, Ayar Manco, virou-se Manco Capac, com sua irmã Mama Ocllo assentado sobre o trono do novo Império do sol. A partir deste dia, todos os imperadores incas, descendentes de Manco Capac, governou seu império com a sua irmã que virou mulher.
 

INTERPRETAÇÃO
É evidente a partir da lenda que se trata de figuras míticas, considerada de origem divina, que veio com uma missão civilizadora levou para o sul para norte do Peru. No fundo eles são candidatos férteis terras que procurou envolver-se em tarefas de trabalho agrícola. Neste sentido é simbolizado pela vara afunda na terra como a planta no solo para florescer.
 
A interpretação desta lenda tem um forte apoio real e afirmando que Manco Capac representa toda uma nação, possivelmente de tiawanakenses que vivem na região do lago sagrado, como se sabe, as terras mais férteis, há precisamente em torno do lago para que houvesse um momento em que a explosão demográfica ea escassez de terra forçou o país a encontrar uma outra região rica e ampla. É argumentou ainda que possivelmente Tiawanako estado, cuja capital Taypiqala foi destruída por invasores Aymaras provenientes da área de Tucumán e Coquimbo, no sul, e obrigaram os seus habitantes a emigrar para o vale de Cusco.
 
Há evidências de que Tiahuanaco ou Tiwanaku civilização (nome da Bolívia) teve participação decisiva na formação de Tawantinsuyo.


Deusa Celeste Mama Occlo

Antigamente no Perú, festejava-se a deusa celeste Mama Occlo. Ela também foi deificada como mãe e deusa da fertilidade.
E na lenda acima, ela era tida como filha do Deus-Sol Inti e de Mama Quilla. Mamma Occlo seria irmã e esposa de Manco Cápac. Occlo e Cápac teriam emergido das águas do Lago Titicaca em seu barco de junco e imediatamente começado a trabalhar.
Mamma Occlo teria inventado a tecelagem e ensinado às outras mulheres. Juntos, os dois teriam ajudado a povoar e a civilizar o mundo. Foram considerados como fundadores da cidade de Cuzco, capital do império Inca.
Fonte:História do Peru no processo americano e mundial: o Inca e seus contemporâneos / Juan Castillo Morales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário