OS DEUSES NÃO ESTÃO MORTOS ..................BY MS.ODÉDEMIM OS DEUSES NÃO ESTÃO MORTOS ..................BY MS.ODÉDEMIM

terça-feira, 10 de setembro de 2013

RELIGIÕES DO MUNDO


HINDUISMO

conheça os fundamentos do hinduismo, que possui cerca de 900 milhões de seguidores no mundo todo .

A maior concentração está no Nepal e na Índia, onde 80% da população se diz hindu.

Suas escrituras mais antigas, os textos védicos, pregam a existência de um Deus supremo, que se manifesta através de divindades chamadas Shiva, Brahma, Lakshmi e Vishnu.

Segundo esses textos, o homem vive um ciclo de nascimento, morte e reencarnação conduzido pelo Karma, onde todos os atos produzem resultados que serão sentidos nessa vida ou na reencarnação, concedidas apenas àqueles que viveram como "bons hindus".

Ao longo do ano, os praticantes da fé hinduista precisam respeitar 14 dias sagrados. A principal festa é o Diwali, que significa "Festival das Luzes".

Um de os seus ensinamentos mais importantes é um príncipio chamado Ahimsa, a "não-violência", que acabou virando o principal slogan de Ghandi no processo de independência da Índia.

 

SICKHISMO


Fundado por Guru Nanak no século XV, o sikhismo é uma religião monoteísta, baseada nos ensinamentos de Nanak e de outros 9 gurus sikhis.

Para o sikhismo, Deus é eterno e sem forma, sendo impossível captá-lo em toda a sua essência. Ele foi o criador do mundo e dos seres humanos e deve ser alvo de devoção e de amor por parte dos humanos.

O número de sikhs no mundo é estimado em cerca de 20 milhões, o que faz do sikhismo a quinta maior religião mundial em número de seguidores. A maioria deles vive no estado indiano de Panjabi



RASTAFÁRI

A religião rastafári surgiu na década de 30 na Jamaica, e tem raízes africanas, pois seu "Deus" é o rei etíope Halle Selassie I.

Os seguidores da fé acreditam que voltarão a viver na África depois que os colonizadores e escravagistas deixarem o continente.

A doutrina também prega a vida eterna através da reencarnação, abstinência ao álcool, uma dieta repleta de frutas e vegetais, o consumo de cannabis para elevar a espiritualidade e a proibição ao corte de cabelo.

Um de seus maiores divulgadores foi o cantor e compositor Bob Marley, que ganhou fama mundial nos anos 70.

O símbolo mais marcante da religião é um leão, chamado de "leão conquistador da tribo de Judah". Os seguidores não possuem um templo específico para rezar e realizam as preces nas próprias casas ou centros comunitários.

O número de seguidores está estimado em 1 milhão de pessoas, concentradas principalmente na Jamaica.



ISLAMISMO

Conheça os fundamentos da crença islã, a segunda religião mais popular do mundo, com cerca de 1 bilhão de seguidores .

O islamismo ou o islã é uma religião abraâmica monoteísta articulada pelo Corão, um texto considerado por seus seguidores como a palavra literal de Deus e pelos ensinamentos e exemplos normativos de Maomé, considerado pelos fiéis como o último profeta de Deus.

Um adepto do islamismo é chamado de muçulmano.

Os muçulmanos acreditam que Deus é único e incomparável e o propósito da existência é adorá-lo.

Eles também acreditam que o islã é a versão completa e universal de uma fé primordial que foi revelada em muitas épocas e lugares anteriores, incluindo por meio de Abraão, Moisés e Jesus, que eles consideram profetas.

Os seguidores do islã afirmam que as mensagens e revelações anteriores foram parcialmente alteradas ou corrompidas ao longo do tempo, mas consideram o Alcorão como uma versão inalterada da revelação final da Deus.


BUDISMO

Neste episódio, conheça o budismo, a quarta maior religião do mundo, ficando atrás do hinduísmo, do islamismo e do cristianismo.

Sua base são as tradições, as crenças e as práticas que vem dos ensinamentos do Buddha, chamados de Dharma.

O Budismo prega que é possível acabar com o sofrimento, atingir o nirvana (estado total de paz e plenitude) e escapar do que é visto como “o ciclo do sofrimento e reencarnação”.

De acordo com a fé budista, vivemos sucessivas vidas por meio de reencarnações que tornam nossa existência mais dinâmica e em constante aprimoramento. Não existe a alma eterna e imutável nem a independência do resto do universo.

O Karma, segundo o budismo, e a lei de que para cada ação existe uma força equivalente no sentido contrário. Se a pessoa praticar um ato mal, será castigada com a mesma intensidade, e se causar o bem, será recompensada na mesma medida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário